Viagens

EUROPA – FLORENÇA E PADOVA

15 de abril de 2016
IMG_4135

Cedinho partimos em direção à Florença, dia 03, sexta-feira. São 260 km, mais ou menos 3 horas de viagem, mas decidimos passar por Pádua (ou Padova em italiano), que era caminho e gostaríamos de agradecer ao Santo Antonio nossas vidas!!

IMG_6816

Basilica di Sant’Antonio

216

Claustro anexo a Basílica

O túmulo de Santo Antônio, fica na primeira capela à esquerda, que leva seu nome.

Saindo de Padova, fomos a Florença. Também fiz reserva através do  www.booking.com.br, no  : FIRENZE MIA – DUOMO APARTMENTS, Via Dei Servi, 7, 50122.

Infelizmente não gostamos . A localização perfeita ( 2 quadras atrás do Duomo), o lugar um charme, novo, deveria ser perfeito, mas não foi. São apartamentos alugados com serviço de hotel, lençol, toalhas, sabonetes, uma pequena cozinha e área de serviço com máquina de lavar e secar roupa, tudo muito prático. O que aconteceu então para não termos gostado? Ligamos diversas vezes ao proprietário, informando a falta de sabonete, lampada queimada na cozinha e  aquecedor deficiente, esperávamos uma atenção e uma eficiência em solucionar os problemas , o que não foi feito e nunca justificado, deste modo não indico!! Informei para guardarem o nome e nunca irem. O que é bom a gente fala, mas o que não for também.

Bem , continuando. Nos acomodamos rapidamente e fomos à  Galleria Dell Accademia, porque já havia comprado ingresso para as 16h15, Comprei no Brasil pela internet. – para ver o “David de Michelangelo”…

Ingresso on line, você compra neste site tanto o ingresso da Galleria Dell Accademia como o ingresso da Galleria Degli Uffizi.

Chegando na Galleria Dell Accademia  é um pouco confuso para trocar o ingresso, ( é que comprando pela internet, você recebe um email e imprimi , as vezes você faz a troca em uma casa na frente e outras é na própria entrada da Galleria) precisa perguntar para não pegar fila errada, normalmente quem já comprou pela internet não tem fila ou é bem pequena. Entrando na fila correta, você mostra seu impresso e pronto, é só entrar e passar pelo detector de metais. Logo na entrada você vê o corredor longo e ao fundo o David.

290

Vocês não tem noção como é bonita esta escultura, a perfeição. Imperdível ir a Florença e não ver.

Depois andamos pela cidade e fomos ver a Basílica di San Lorenzo ( igreja paroquial da família Médici), uma igreja do início do Renascimento, concebida por uma dos maiores arquitetos da época, Filipo Brunelleschi, sobre uma igreja pequena fundada por Santo Ambrosio no ano de 393. As obras forma iniciadas em 1419 e terminadas em 1460.

Através do claustro renascentista acede-se à Biblioteca Laurenziana de Michelangelo, mandada construir por Cosme de Médici (em italiano: Cosimo de’ Medici),  um banqueiro e político do século XV,  fundador da dinastia política dos Médici, tendo sido governante de Florença de 1429 a 1464.  Sua construção iniciou em 1523 e foi concluída em 1525, com um projeto de Michelangelo, mas ele não viu sua conclusão, e foi terminada por Tribolo, Basari e Ammannati. Foi construída com o intuito de colocar a disposição da população a coleção de códigos e manuscritos da família.

A Biblioteca é composta de um átrio (vestíbulo), da Tribuna D´Elci, e de uma sala de leitura que é a parte mais maravilhosa!

Se você tiver a oportunidade de visitar a Biblioteca, poderá perceber que na chegada ao átrio (vestíbulo) seus olhos vão se sentir atraídos pela escada que mais parece uma cascata em onda.

Infelizmente não tivemos a oportunidade.

219

Basílica de San Lorenzo com a frente inacabada.

A fachada  não foi terminada. Michelangelo foi encarregado de realiza-la, porém depois de fazer o modelo em madeira, foi chamado à Roma para trabalhar para o Papa e não terminou a obra. Então ela está assim até hoje.

Fomos depois a  Basílica de Santa Maria Novella,  (Cronologicamente, é a primeira grande Basílica de Florença, e a principal Igreja Dominicana da Cidade). Infelizmente estava fechada e não conseguimos voltar.

IMG_3877

Basílica de Santa Maria Novella

Sábado dia 04, também pela internet no site que coloquei acima, comprei os ingressos para visitarmos a Gallerie  degli Uffizi as 8h30. Famosa por ter em seu interior grandes obras de artes de pintores renomados, pinturas como:  Baco de Caravaggio, Nascimento de Venus de Botticelli, Sagrada Família de Michelangelo, Venus de Urbino de Ticiano Madona in Maestá de Giotto, Anunciação de Leonardo da Vinci.

Do lado de fora, da Galleria degli Uffizi é uma confusão só. É difícil descobrir sozinho onde você troca a sua reserva pelo ingresso, porque a sinalização é deficiente. Parece que tudo acontece na ala à esquerda de quem vem pela Piazza della Signoria; é ali que estão as estátuas vivas e a fila quilométrica dos que não têm reserva.

Tudo leva a crer que você deva trocar o seu ingresso na Porta 2, onde se lê “Booking service/Servizio prevendita”. Mas não. Esta porta é para quem não conseguiu comprar pela internet, mas quer comprar ingresso por hora marcada para os dias seguintes.

Para gente como nós, que reservamos pela internet, a bilheteria a usar é da Porta 3, na ala oposta,  à direita de quem vem da Piazza della Signoria. Encontrou? Pois agora tem a pegadinha: só dá para retirar o ingresso 15 minutos antes da hora marcada. Ou seja, não adianta chegar cedo. Aproveite para dar um rolê pela Piazza della Signoria e apreciar as magníficas estátuas que habitam a Loggia dei Lanci ( loggia é um elemento arquitetônico aberto inteiramente ou em um dos lados – como uma galeria ou pórtico coberto e, normalmente, sustentado por colunas e arcos) que sozinhas já valem por um museu de primeiro time.

Se você chegar cedo como nós, não terá problemas, 3 de nós ficamos na fila e os outros 2 foram buscar café na praça. Assim tomamos café na fila enquanto esperávamos abrir.

Depois de pegar seu ingresso na Porta 3, então é só atravessar a rua e procurar a Porta 1, por onde entram os que têm ingresso com hora marcada.

Gallerie Uffizi vista por fora

 

Saímos e atravessamos a Ponte Vecchio , uma Ponte em arco medieval sobre o Rio Arno, famosa por ter uma quantidade de lojas ao longo de todo o tabuleiro e fomos almoçar.

Na procura de algo, entramos a direita, tivemos a sorte de achar um Restaurante que gostamos bastante Toscanella Osteria .

Fica em uma rua paralela com a Via Guicciardini que é a rua da Piazza Piti, o restaurante tinha estrela do guia Michelan. Um ótimo achado!!!!

 

Depois do almoço fomos ver o Palácio Pitti (Palazzo Pitti). Um grande palácio renascentista.  O aspecto atual do palácio data do século XVII , tendo sido originariamente (1458), projetado por Felippo Brunelleschi ou pelo seu aprendiz, como residência urbana de Luca Pitti, um banqueiro florentino. Foi comprado em 1539 pela  Família Médice, para servir de residência oficial dos Grandes Duques da Toscana.

Como nosso tempo era curto escolhemos conhecer o seu jardim, o Jardim de Boboli,  mas como estava chovendo ficou para outro dia.

Fomos então ver a Piazza Della Signoria, o  Duomo ( Santa Maria del Fiore), Campanário e o Balistério de São João. 

O campanário de Giotto é a torre campanária de Santa Maria del Fiore, Catedral de Florença, conhecido como Duomo, e se encontra na praça do Duomo. Seus alicerces foram escavados por volta do ano de 1296 no sitio da nova Catedral tendo Arnolfo di Cambio como empreiteiro. O Balistério não tiramos fotos porque estava em restauração, é famoso por suas magníficas portas de bronze.

IMG_4089

Piazza della Signoria

Depois uma passadinha na H&M ( a gente não resiste hahahahahaha)e na volta compramos queijos, presunto, pão e vinho para o  jantar no apartamento.

pão, queijo e vinho no quarto (pra variar hahahha)

pão, queijo e vinho no quarto (pra variar hahahha)

No domingo, dia 5, cedinho pegamos o carro e fomos a Piza e Lucca, retornando a noite para Florença, mas isto fica para o próximo post.

E ai estão gostando???

Beijinhos, 

 

Você também pode gostar

Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar

Faça um comentário