Viagens

ROMA CONTINUA COM VIA ÁPPIA ANTICA

17 de junho de 2016
IMG_7483

Dia 11, sábado, já cedo tomamos café e fomos conhecer a Via Áppia. Minha ideia para conhecermos melhor e passear foi ir caminhando.

Eu havia verificado no mapa que até a Catacumba de São Sebastião seria 6 km. Então lá fomos nós caminhando. Passamos novamente pela Bocca della Veritá, ao lado do Circo Massimo ( toda a sua extensão), depois pela Vialle delle Terme de Caracalla, onde há a Terme de Caracalla.

As Termas de Caracala foram construídas entre 212 e 217, durante o governo do imperador romano Caracalla, e são um perfeito exemplo das grandes termas imperiais. Grande parte de sua estrutura ainda se encontra conservada, sem a interferência de edifícios modernos. Não entramos mas passando por ela dá pra se ver a beleza da arquitetura que sobrou da época.

Continuando neste caminho, ele passa a se chamar Via di Porta San Sebastiano. Estradinha mais linda e preservada, se tivéssemos ido de carro com certeza não passaríamos por ela.

A primeira parada foi Santa Maria delle Piante ou Igreja de Santa Maria das Plantas , amplamente conhecida como Domine Quo Vadis, é uma pequena igreja,  localizada a 800 metros da Porta San Sebastiano,  local onde, segundo a lenda, São Pedro encontrou Jesus quando tentava fugir da perseguição dos cristãos em Roma. De acordo com o apócrifo Atos de Pedro, o apóstolo teria perguntado a Jesus “Senhor, para onde vais?” (em latim:Domine, quo vadis?) e Jesus respondeu: “Estou indo para Roma para ser crucificado de novo”

Este seria a marca dos pés de Jesus, mas dizem que o verdadeiro esta nas Catatumbas de San Sebastiano

Nossa segunda parada depois da longa caminhada foi as Catacumbas de São Sebastião (em italiano: Catacombe di San Sebastiano) .

Basílica de San Sebastiano Fuori le Mura, localizada sobre as catacumbas.

A fachada do edifício atual é de autoria de Giovanni Vasanzio e foi terminada em 1613; foi construída por um pórtico com três arcos na parte inferior e três grandes janelas separadas por pilastras na parte superior. Os arcos inferiores são suportados por colunas de granito provenientes da basílica constantiniana.

No lado direito se encontram: a capela das relíquias, decorada em 1625, na qual estão colocadas uma pedra que traria as pegadas dos pés de Jesus ( segundo dizem a verdadeira) e uma das flechas que mataram São Sebastião com a parte da coluna na qual foi amarrado durante o suplício.

Depois de conhecer a igreja fizemos um tour pelas Catacumbas. Tomamos um café e continuamos a caminhar pela Via Áppia.

Precisava brincar , porque já estávamos todos cansados, ahahhahahah e ainda precisaria voltar um bom trecho para pegar um ônibus

Gente é muito linda esta Via Áppia. Andamos bastante e nos divertimos muito.

Pegamos um ônibus na Porta de San Sebastiano e descemos no Capitolio ou Monte Capitolino,  uma das famosas sete colinas de Roma. Trata-se da colina mais baixa, com dois picos separados por uma depressão. Quando os Gauleses invadiram Roma, em 390 AC,  o monte Capitolino foi a única zona da cidade que não foi capturada pelos bárbaros.

Do alto desta colina os generais triunfantes podiam contemplar a cidade pela qual lutavam. Além disto, o monte Capitolino é referido inúmeras vezes durante a História de Roma.

Os Museus Capitolinos são um conjunto de palácios romanos que abrigam uma vasta e importantíssima coleção de obras de arte. Localizam-se, salvo um prédio anexo, no topo da colina do Capitólio, em torno da praça redesenhada por Michelangelo.

De 1536 a 1546, o Papa Paulo III encarregou Michelangelo de redesenhar a praça e transformar o Capitólio com os seus três palácios que preenchem o espaço trapezoidal, aproximados de uma escadaria famosa, a Cordonata, encabeçada pelas duas grandes estátuas dos Dióscuros (os míticos Castor e Pólux).

A Praça do Capitólio continua a ser importante, pois o Tratado de Roma nela foi assinado em 1957 e o Palácio dos Senadores (Palazzo Senatorio) é a sede oficial do prefeito da cidade. A igreja de Santa Maria in Aracoeli está adjacente à praça.

A escadaria Cordonata de Michelangelo e ao alto as duas estatuas de Castor e Pólux e no fundo o Palazzo Senatorio

Bem ao fundo a igreja de Santa Maria in Aracoeli

A Loba capitolina, há muito tempo considerada obra etrusca, mas pode ser uma criação medieval.

Foto tirada no Monte Capitolino com o Forum Romano ao fundo

Depois fomos passear e fazer algumas “comprinhas” pela Via Corso e suas ruas laterais onde há o famoso Restaurante Il Vero Alfredo , onde se faz o verdadeiro Fettuccini Alfredo. Eu até coloquei uma receita dele AQUI, mas o verdadeiro é lá.

Il Vero Alfredo

Via Corso

Depois disso tudo, saímos jantar e dormir, porque cedinho tomaríamos o avião para ir à Paris, nossa próxima parada.

E ai, o que acharam de Roma??? Além de linda, há muita riqueza de  história nela, com certeza daria para ter ficado mais dias lá, sem sacrifício, ahhahahahahahaha

Semana que vem Paris, aguardem…

Beijinhos 

Você também pode gostar

Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar

Faça um comentário