Viagens

EUROPA – VERONA E VENEZA

8 de abril de 2016
200

Carro na mão, bagagens acomodadas, vamos continuar nosso passeio pela bela Itália.

Dia 01 de abril, quarta-feira, antes de chegar a Veneza passamos por Verona, era caminho e tínhamos que ver a “Julieta” 

São 163 km, mais ou menos 2 horas de viagem, por uma estrada perfeita e bem sinalizada.

Verona é um dos locais onde se passa a história da peça Romeu e Julieta escrita por William Shakespeare. No centro da cidade existe uma vila onde, pelo que conta a história, Julieta morava. Este é um grande marco da cidade, que recebe a fama de cidade dos namorados, atraindo centenas de turistas. E claro que Verona é muito mais que isto, mas fomos para ver a Casa da Julieta e do Romeu.

Antes uma parada para um almoço (Lime Café).

128

Descobrimos por acaso, um local simples e bem gostoso, com massas, pizzas e lanches rápidos. Ao término nos foi gentilmente oferecido um limoncello ( licor típico da Itália)

Diz a lenda que dá sorte no amor tocar o seio esquerdo da estátua de Julieta, que com o passar do tempo se tornou dourado e perdeu o tom escuro natural do bronze.

Fomos a famosa e mais importante praça de Verona a Piazza delle Erbe.  O espaço que hoje ocupa foi na era romana o fórum da cidade. Continua a ser um grande ponto de encontro da cidade de Verona e mantém o seu aspecto comercial com o mercado onde podemos ver de tudo um pouco á venda, desde os “souvenirs” as pizzas.

Apesar de grande não perde o seu toque pitoresco, com os coloridos edifícios e alguns com grandes histórias para contar como a Casa Mazzanti com os seus maravilhosos afrescos na fachada.

130

Olha que maravilha as pinturas acima do Caffé, mesmo que desgastadas com o tempo

Ao fundo a praça está outro dos seus edifícios mais emblemáticos, o Palazzo Maffei. De estilo barroco, a sua construção começa no século XV e termina apenas no século XVII e no topo estão seis estátuas de deuses: Hércules, Júpiter, Vénus, Mercúrio, Apolo e Minerva.  Á frente da fachada, o Leão de S. Marco um dos símbolos do poder de Veneza.

IMG_3760

Piazza Delle Erbe. Ao fundo Palazzo Maffei.

IMG_3759

Muro de Verona

IMG_3749

Pausa para sorvete…

154

Cansamos …

 Depois de muito andar e passear, rumo a Veneza!!!

Ficamos no  HOTEL ALBERGO ALLA CAMPANA, localizado em Dolo, uma comuna italiana da região do Vêneto, província de Veneza e próximo 30 minutos de ônibus para Veneza, que faz parte da Riviera del Brenta.

A Riviera del Brenta é a área em torno do Naviglio del Brenta (um canal do Rio Brenta ), que vai do centro de Padova até Veneza. Passa pelas cidades de Stra, Fiesso d’Artico, Dolo, Mira, Oriago e Malcontenta e Fusina que faz parte do município de Veneza.

Escolhemos este hotel através do booking (www.booking.com.br) . Os próprios donos é quem nos recebem e são  típicos italianos, nos sentimos em casa, principalmente porque a dona era muito parecida com minha avó materna Natalina Danelon, os ascendentes dela são de Veneza, muita coincidência, fiquei com vontade de perguntar se era parente, mas não me deixaram aahhahahahaha.

O hotel  é simples, mas muito limpo, com aquecedor, ducha, toalhas brancas (que acho fundamental) e fornece um básico e gostoso café da manhã. Fica em frente ao rio Naviglio del Brenta e a estradinha que leva para Veneza.

Super fácil ir à Veneza, pois você pega o ônibus na porta do hotel.

Em uma outra ocasião ficamos em um Hotel chamado Villa Ducale, muito bom. Ficava nesta estrada também e o ônibus passava também na porta. (Não ficamos novamente nele porque era mais caro).

A noite fomos jantar na  Trattoria  Pizzerie Al Cristo, indicado pelo dono e por coincidência por uma prima que tinha ido a pouco para Veneza.

A vantagem de ficar na Riveira del Brenta é a opção de hotéis excelentes com valor menor que em Veneza, além de não precisar ir carregando as malas para dentro da cidade. Mas não posso deixar de dizer que tem todo charme e experiência veneziana dormir em prédio multicentenário e numa viela insalubre, então você decide…

Sobre as águas do rio pode ser feito um passeio para explorar as antigas casas dos nobres venezianos, um mini cruzeiro é feito de barco, o qual navega passando pelas villas venezianas ao longo da Riviera Brenta, com um panorama de encanto.

Naviglio del Brenta

A excursão segue longo o rio, com paradas para visitar as antigas e históricas mansões do período de 1700, são as mais famosas e belas da região…Infelizmente não fizemos o passeio.

Se quiser saber mais deste passeio veja AQUI.  Il Burchiello, são os barcos a motor que viajam pela Riviera del Brenta.

Dia 02 –  quinta-feira, após tomarmos café, pegamos o ônibus ali na frente e rumo à Veneza. Muito encantadora, muito romântica, pra nós um sonho.

Chegando já fomos passear de  gondola ( 80 euros), afinal ir a Veneza e não andar de gondola nem pensar… Valeu muito a pena, nos divertimos bastante e foi maravilhoso!!!!

Um pouco de romance ...

Um pouco de romance …

E vamos caminhar porque  Veneza é apaixonante e precisa se perder pelas suas ruazinhas. Compramos cerveja e Bellini e fomos nos perder…

189

175

Amo demais ficar com eles…

No caminho “encontramos” a  Ponte de Rialto, ela é a ponte em arco mais antiga e mais famosa sobre o Grande Canal. Foi formalmente a única ligação permanente entre os dois lados do Grande Canal, até abrirem as restantes travessias.

Chegamos na Piazza San Marco – É na piazza San Marco que fica a principal Basílica de Veneza, o Palácio Ducalle (dos Dodges) e também o Campanário da Basílica, ao lado direito da praça se vista de frente a Basílica.

199

Piazza San Marco

Ao fundo a Basílica e a direita o Campanário ( que foi cortado o relógio pelo fotógrafo…)

242

Campanário ao fundo e a direita o Palácio Ducalle

250

Ponte do Suspiro ao fundo

Ponte do Suspiro, lhe foi atribuído esse nome porque a lenda diz que em tempos remotos, os prisioneiros (atravessando-a) suspiravam na ocasião de ver pela última vez o mundo externo.

Também estão entre importantes pontos de referência, o Caffé Florian (um dos mais tradicionais da Itália). O lugar é belíssimo, um tanto caro, mas para conhecer vale a pena pelo menos tomar um café.

Dançamos na frente , pois tinha piano tocando ao vivo.

A outra vez que viemos a Veneza pegamos o vaporetto (ônibus aquático) e fomos fazer uma passeio até Murano, para saber como eram feitos os famosos “cristais de Murano”, como não achamos um passeio imperdível e meus filhos não mostraram interesse em conhecer, dispensamos o programa.

A noite fomos jantar em um restaurante perto do hotel que descobrimos por acaso e super indicamos: Ristorante Al Portego – Via Matteotti, 8/9, Dolo.

Na entrada fomos recebidos com champagne e atendidos pelo chef de cozinha. Comemos muito bem, um restaurante “TOP” sem ser caro ( 88 euros, com 3 entradas – saladas grandes, 5 copertos, 4 pratos, água, vinho e café, champagne cortesia). Acertamos na escolha.

Na sexta-feira dia 03, pegamos estrada novamente. Próximo destino  Florença ( 259 km = 2h50), mas antes uma passadinha por Padova, pedir a benção e agradecer ao Santo Antonio tudo de bom que conquistamos na vida.

Só que fica para o próximo post…

E ai, estão gostando? Escrevam pra gente dizendo.

Beijinhos 

Você também pode gostar

Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar

Faça um comentário