Tem gente desencanada, mas tem muita gente assim como eu que gosta de seguir na medida do possível o que é correto na etiqueta social.
Quando você tem a sua casa, você começa a gostar de coisas que você nunca imaginou que gostaria ou achava que era coisa de vó, coisa de antigamente, que hoje é tudo besteira…
De repente você está morando sozinha ou sozinho, fica apaixonada ou apaixonado, e ai você começa a ter vontade de fazer um jantarzinho para os amigos ou para seu amor, quer caprichar na montagem da mesa, na comida e claro nos copos, você quer deixar bonito e impressionar, não é mesmo???!
Mas mesmo se o amor não é novo, como também é meu caso, faz tempo que você está junto desta pessoa, vai gostar de fazer bonito, de variar, pois isto estimula a relação , dá sempre a vontade de ser e fazer melhor pra quem a gente ama.
Então mãos a obra aprender ou relembrar…
1 – Cerveja e chope: conhecido como tulipa, seu formato favorece a formação de espuma e ajuda a manter a temperatura.
2 – Bebidas quentes, como o irish coffee: a caneca é conhecida como Coffee mug.
3 – Espumante e champanhe: a taça flûte fina e elegante mantém as borbulhas da bebida por mais tempo.
4 – Martinis e coquetéis gelados: nesta taça não se deve usar gelo ou canudo. Para decorar, apenas espete na borda uma rodela de limão ou laranja.
5 – Espumante e champanhe: semelhante à taça flûte.
6 – Vodca: o copinho fino, com base grossa, evita que o calor das mãos esquente a bebida (que costuma ser servida gelada, e em pequenas doses).
7 – Vinho branco: a taça é menor do que a do vinho tinto porque a bebida deve ser servida aos poucos, para não esquentar (o vinho branco deve ser consumido gelado). O bojo é menor para conservar o aroma, mais delicado do que o do vinho tinto. Esta taça também é usada para servir vinho rosé.
8 – Coquetel de frutas: a taça, bojuda, é ideal para bebidas cremosas, à base de creme de leite e leite condensado.
9 – Vinho tinto: a taça tem corpo grande para realçar o sabor e aroma da bebida. É mais larga do que a do vinho branco porque os tintos não precisam estar gelados.
10 – Margarita: com haste fina e boca larga, é indicada para servir o coquetel típico mexicano. Na hora de servir este drinque, costuma-se molhar a borda da taça com suco de limão e depois encostá-la em um prato com sal.
11 – Coquetéis tropicais e refrescantes: a taça é indicada para servir bebidas supercoloridas e decoradas.
12 – Whisky: o copo é largo para acomodar os cubos de gelo, que geralmente acompanham a bebida.
13 – Bebidas destiladas e coquetéis refrescantes: o tradicional copo long drink é indicado para servir água, refrigerante, suco ou bebidas com bastante gelo, como club soda. (Fonte: Dicas Sadia)
É claro que muitas vezes nem temos todos este copos para todos os tipos de bebida e acabamos fazendo improvisações que dão certo.
E quanto colocar de bebida no copo?
Ao servir refrigerantes, água ou suco, tanto o gargalo da garrafa quanto a boca da jarra NÃO devem tocar o copo.
E eles NUNCA são servidos até a boca , sempre até 2/3 do copo.
NUNCA beber com comida na boca, e após engolir limpe a boca suavemente com o guardanapo, só então tome a sua bebida.
Como gosto muito de whisky, quero ressaltar aqui que logo nos vem à cabeça o famoso copo baixo e largo, certo? Esse é o tipo mais utilizado para saborear a bebida, porém, não é o copo empregado nas degustações técnicas. Nelas, é usada a taça ISO – o copo em forma de tulipa – que é também uma coringa para os vinhos, podendo ser usada para beber qualquer um deles. Nessa taça, há um desenvolvimento adequado dos aromas e a bebida chega à boca sem qualquer alteração.
Mas se não se está em uma situação de degustação técnica/formal – ou seja, em casa ou em bares – são mais usados os copos baixos de boca larga (para beber puro ou com um pouco de gelo), os copos altos (boa opção para quem gosta de colocar bastante gelo na bebida) e até mesmo as taças para vinho branco, que produzem efeitos semelhantes aos da taça ISO.
É interessante ressaltar que nos copos baixos de boca larga o aroma do whisky pode ser apreciado de forma mais plena, já que o nariz e o líquido ficam mais próximos na hora de beber. Meu marido e eu particularmente gostamos dos copos baixo.
Os copos podem ser usados para servir aperitivos, salgados e doces, ficando muito charmosos.
Sofisticado e elegante a salada servida em taça.
Em copos baixo e em copos de pinga , você sempre encontrará um modo seu para ficar diferente, gostoso e bonito.
Olha o charme destes copos com esta telinha, Minilegumes são uma boa pedida para servir aos amigos enquanto a refeição não vem. Você pode colocá-los em copos decorados, como na foto. Para acompanhar, dip de queijo de cabra ou até mesmo sal grosso.
Aqui utilizando os copos para porções individuais de sobremesas facilitando na hora de servir (e também na hora de comer!).
Neste copo foi servido um doce tradicional italiano , o Tiramisù, uma sobremesa tipicamente italiana, que consiste em camadas de biscoito champagne, embebidas em café, entremeadas por um creme a base de creme mascarpone e polvilhadas com cacau em pó.
Para marcar lugares, também fica uma graça e diferencia os convidados.
Aguardem para um próximo post, Mesa posta. Espero que tenham gostado. bjs
5 Comentários
adorei essa! o copo de whisky deu até agua na boca!!!
Muito bom Celeste! Muito bem explicado, fácil de entender e sempre serve de orientação , no caso de dúvidas.
Realmente, certos detalhes dão um encantamento à uma reunião, e uma sensação prazerosa, que deixa qualquer encontro, mais agradável. Nisso vocês são especialistas!!!bjs
E a caipiroska????
Adorei as dicas. Um beijo.
Celeste amei tudo dei print nas saladas e nos copos !!!Bem bacana !!!!Parabens !!!