Categoria

Gastronomia

Gastronomia

MOLHO DE TOMATE ITALIANO

18 de agosto de 2017

Aprendi a fazer um molho de tomate tão fácil e tão gostoso, que vou escrever pra vocês. Quem ensinou foi a chef de cozinha Julia Scattolin, que é uma fofa e mora agora em Milão , faz pizzas maravilhosas!!!!  Primeiro você lava bem os tomates e depois corta em 4, sem tirar nada, nem a “tampinha” dele. Coloca em uma assadeira e tempera com sal, alecrim ( é fácil so segurar o galho e puxar que todas as folhinhas saem)…

Continue Lendo

Gastronomia

FEIJOADA

2 de junho de 2017

A gente sempre se pergunta:  por que sentimos mais fome no frio? A explicação é simples, durante os dias mais frios, o nosso corpo precisa manter-se aquecido para garantir que nosso organismo desempenhe suas funções básicas. Para manter a temperatura alta, o nosso corpo acaba gastando mais energia, sendo assim para mantermos a temperatura estável e compensar essa perda energética, precisamos consumir mais calorias. Então vamos fazer comidinhas para esquentar nosso inverno, certo? Dia 30 de maio, foi aniversário do meu marido,…

Continue Lendo

Gastronomia

Molho Pesto

3 de março de 2017

O molho pesto é um clássico da culinária italiana, tradicionalmente feito com folhas de manjericão e queijo, faz muito sucesso aqui no Brasil. Esta receita é originária de Gênova, na Ligúria, norte da Itália. Pra mim é muito fácil fazer porque tenho vários pés na minha horta, então é resolver comer e pegar o manjericão fresquinho. Mas não se preocupe se você não tem uma hortinha, porque em qualquer supermercado, quitanda ou horta você achará. Existem várias versões desse molho…

Continue Lendo

Gastronomia

MOLHO À BOLONHESA

30 de janeiro de 2017

Adoro uma massa, principalmente com molho de tomate em pedaços, o corte concassé ( tomates picados sem pele e sem semente), mas meu marido “ama” um molho à bolonhesa, que é o molho de tomate com carne moída. Fui fazê-lo e  fiz com molho de tomate pronto. Ficou tão bom e tão fácil, que vou passar para vocês. Esta receita dá se for para um jantar (que era meu caso),  4 a 5 pessoas. Ingredientes: 250gr de carne moída fraldinha…

Continue Lendo

Gastronomia

TENDER

15 de dezembro de 2016

Delícia Natal chegando, ano acabando, festas e família reunida, tem coisa mais gostosa????  Na minha casa nas festas de Natal e Ano Novo, o Tender nunca pode faltar, então já viu né, quantas receitas foram testadas! hahahha  Vou passar para vocês a que fiz domingo passado porque foi muito, muito fácil e ficou muito, muito gostoso.  Ingredientes: 1 tender bolinha de mais ou menos 1 kg ( o meu tinha 1,148 kg) Gosto da Sadia, mas é claro que você…

Continue Lendo

Gastronomia

Fideuà de Camarão

2 de dezembro de 2016

O Fideuá é uma das mais originais variantes da tradicional paella. A diferença é a massa pequena, que substitui o arroz no preparo. A receita, típica de Valência no leste espanhol, tem variações que podem ir peixes, lagostim, camarões e outros frutos do mar, mas a que eu aprendi e faço só vai camarão. Também pode ser usado outro macarrão tipo capellini , mas o “cabelinho de anjo” por ser bem fino e de rápido cozimento é mais fácil e…

Continue Lendo

Gastronomia

RONDELI QUATRO QUEIJOS COM MOLHO DE PRESUNTO E ERVILHA

2 de setembro de 2016

Quer uma massa gostosa e fácil de fazer? Em casa todos adoram: é o Rondeli quatro queijos com molho branco de presunto e ervilha. Pode ser feito com rondeli de presunto e queijo ( já fiz e fica muito bom) ou outro do seu gosto, aqui gostamos mais com quatro queijos. Comprei o rondeli na Casa São Dimas, a Lu quem faz, eu acho ótimo!!! Massa leve e muito bem recheado. 300 grs de presunto fatiado 1/2 pacote de ervilha…

Continue Lendo

Gastronomia

Feijão Branco com Linguiças

24 de agosto de 2016
IMG_9960

Sabe aquele domingo que de repente esfria e você fica com vontade de uma comida mais “calorosa”??? Pois domingo foi assim, esfriou bastante e resolvi fazer um “cassoulet falso”, porque o verdadeiro prato francês vai pato. Deixei 1 kg de feijão branco de molho (eu tinha na dispensa) e fui ao açougue  comprar : 2 gomos de calabresa 1 gomo de portuguesa 3 gomos de paio 400 grs de costelinha de porco defumada ( o açougue já tinha picada e…

Continue Lendo

Gastronomia

RISOTO PRIMA DONNA

17 de agosto de 2016
IMG_9841

Gente se tem uma coisa que adoro fazer e comer é risoto !!!  Neste sábado véspera de dia dos pais, fiz um no jantar para começarmos a comemoração, que teve café da manhã e almoço no domingo.  Bom demais a família reunida né????  Começamos indo a missa sábado às 19h, depois fomos para casa fazer o risoto, aperitivando e tomando um bom vinho, tem coisa melhor??? A escolha do risoto foi feita pelos meus filhos. RISOTO PRIMA DONNA Ingredientes: 80 grs…

Continue Lendo

Gastronomia

Creme de Milho Verde com Carne Seca

29 de junho de 2016
IMG_9350

Com este friozinho gostoso que esta fazendo, um creme ou uma sopa à noite é sempre muito bem vinda. Dias atrás fiz este Creme de Milho com Carne Seca , muito fácil e gostoso, passo agora pra vocês. Fiz com a receita da Rita Lobo, livro Cozinha Prática. Ingredientes: 2 latas de milho verde (400 g) 1/2 xic. (chá) de carne desfiada e dessalgada( compro desfiada e pronta para usar no Açougue da Lua) 2 colheres (sopa) de manteiga 1/2…

Continue Lendo