Moda

DRESS CODE DE CASAMENTO

25 de setembro de 2017

A gente sempre tem casamento e toda vez fica a dúvida sobre: que roupa vou…

A primeira coisa que nos ajuda a escolher é verificar o horário e o local. A segunda é o convite. Fique atenta às informações contidas nele ou no site dos noivos. Já pelo estilo do convite você tem uma “noção” de como será a festa, e pelo site você verifica o traje especificado. Mais facilidade para escolher seu traje sem erro. Ficou com dúvida ainda? Fala com a noiva ou pergunta pra gente.

Casamento durante o dia

Mesmo sendo durante o dia o casamento continua sendo um evento solene. Os noivos sempre tem o maior carinho para fazer deste dia muito especial, não só para eles como para todos convidados.

Cada dia a lista de convidados tende a ser mais enxuta, não apenas pelo alto custo, mas também para ser uma reunião mais “aconchegante”. Então a sua roupa merece uma atenção especial, pois você foi escolhido “a dedo”, entre tantos que os noivos gostariam de ter convidado, mas que não deu.

Cores claras ou estampas delicadas é o que fica mais adequado para casamento durante o dia.

Se no convite vier o dress code, que nada mais é, que código para vestir, já facilita porque acaba orientando e facilitando na escolha.

Eu não sei tudo de moda, mas procuro sempre estar lendo e me atualizando, porque além de gostar, eu acho que se colocarmos a roupa certo no local e hora certa, sempre estaremos em “vantagem”. 

Duas dicas que devem sempre estar na sua cabeça:

1 – Menos é mais, então cuidado, muita informação acaba deixando deselegante.

2 – Na dúvida não use, se ficou na dúvida é porque não está bom!

Os casamentos de manhã costumam ser mais simples, as roupas são menos complicadas. Os tailleurs, vestidos curtos (sem exageros, o curto você deixa para a balada), e até mesmo saias com blusas caprichadas são os que mais combinam. Cuidado também para não exagerar no decote para ficar chamando a atenção na igreja, pois igreja não é lugar de decote…

Tecidos: crepe, seda fosca, rendas opacas, linho e algodão. A noite pode ser tafetás, rendas e os de seda (organzas, chiffons, crepes, shantung…).

Sapatos: sandálias, sapatilhas e escarpins. As botas não são uma opção para casamentos! Agora cuidado porque se o casamento for em um gramado salto agulha complica a vida, ahahahahahah

Bolsa: o tamanho das bolsas vai diminuindo à medida que o dia vai escurecendo, mas de qualquer maneira, casamento não é lugar para cestas, nem para bolsas gigantes!

Maquiagem: Leve e natural, capriche quando o casamento for a noite.

Cabelo: Também não é ocasião para grandes produções, o básico fica melhor, mas básico não é desarrumado tá??? A noite pode ter uma produção mais ousada se você gostar.

Algumas idéias de roupas durante o dia:

Excelente ideia para casamento durante o dia. Reparem que a bolsa sempre pequena.

Excelente ideia para casamento durante o dia. Reparem que a bolsa  é sempre pequena.

Muito elegante este tailler

O comprimento midi e tailleur é sempre elegante e feminino.

 

As estampas são sempre bem vindas

As estampas são sempre bem vindas, enfeitam na medida.

 

Vestidos longos são, sim, permitidos, desde que não sejam cravejados de cristais e canutilhos.

Kate Middleton, é sempre imitada e admirada por sua elegância. Este vestido que abre conforme ela anda, é sexy sem ser vulgar e pode ser usado em qualquer horário de casamento, variando apenas os acessórios. O acessório que ela está fica bem em casamento durante o dia, se for a noite você poderá investir nos brilhos.

Vestido que usei em um casamento as 17 h, no campo.

Vestido que usei em um casamento as 17 h, no campo.

É elegante você usar roupa mais de uma vez, pode varia os acessórios assim como fez Kate que repete com a maior nobreza várias roupas

É elegante você usar a mesma roupa mais de uma vez. Pode variar os acessórios como fez Kate, que repete com a maior nobreza várias trajes.

 

Para os homens:

Também é importante saber o que vestir, afinal casamento sempre há fotos e você não quer ser lembrado e visto como o mais deselegante quer?

Um casamento diurno – antes das 16 horas – pede um traje mais suave, como eu já escrevi acima. Aposte no esporte fino para não errar, assim como para as mulheres as cores são claras e alegres. O terno pode ser bege, areia, cinza claro ou azul – com um tom meio termo entre o claro e o escuro.

Caso tenha um costume marinho em seu guarda roupa, pode usar sem medo, esse coringa vai bem a qualquer hora, já o preto deve ser evitado por ser muito sóbrio.

Para a praia:

Eu acho que usar chinelo ou havaianas pode ser arriscado, mas se no convite ou se os noivos acharem que sim, sem problemas. Depende da sua intimidade com o casal

Eu acho que usar chinelo ou havaianas pode ser arriscado, mas se no convite ou se os noivos acharem que sim, sem problemas. Depende da sua intimidade com o casal.

Para sítios, fazendas ou salão:

Olha que coisa mais linda este terno, que descontraído , moderno e chique ao mesmo tempo, se você é clássico mas quer arriscar, está é uma boa opção

Olha que coisa mais linda este terno, que descontraído , moderno e chique ao mesmo tempo, se você é clássico mas quer arriscar, está é uma boa opção

você pode no casamento durante o dia usar camisa estampada, mas se não tem segurança, continue na velha e sempre sem erro camisa branca. O terno do meio é uma excelente opção. Se você for ousado e moderno, pode arriscar no terno de cor pessego e na echarpe, mas lembre-se que no Brad Pitt, deu certo, em você poderá não...

Você pode no casamento durante o dia usar camisa estampada, mas se não tem segurança, continue na velha e sempre sem erro camisa branca. O terno do meio é uma excelente opção. Se você for ousado e moderno, pode arriscar no terno de cor pêssego e na echarpe. Mas lembre-se: o que no Brad Pitt, deu certo, em você poderá não dar hahahaha…

A gravata em um casamento durante o dia pode ser dispensada.

A gravata em um casamento durante o dia pode ser dispensada.

 

Casamento a tarde ou a noite:

Porque eu vou falar dos 2 juntos? Porque os casamentos à tarde costumam acabar em festa e podem se estender até altas horas. Por isso, pode se vestir para um acontecimento noturno.

Neste momento o dress code ajuda na hora da escolha, se houver prefira seguir a indicação da noiva. De qualquer maneira como já disse: horário, local, tipo do convite, já indicam se a festa será simples ou sofisticada, lembrando que simples não dá o direito de ir de qualquer maneira, JEANS – jamais!!!

Vestido preto? Hoje as regras de moda estão mais flexíveis. Não há proibições quanto ao vestido preto liso. Somente as madrinhas que não podem usar essa cor. Convidadas comuns podem. No entanto, se a noiva fizer a exigência que ninguém use preto, seu desejo deve ser respeitado.

Gloria Kalil, a quem tenho grande admiração , diz em seu blog:

Regras que valem para qualquer horário:
Casamento é o evento certo para um pretinho básico, é o uniforme básico das convidadas. Preto só não vai para o altar! Capriche nos acessórios para deixar sua roupa mais sofisticada.

Admite-se terninhos e calças compridas para convidadas, mas capriche no tecido. Seda e tafetá são as melhores escolhas. Agora, se você vai para o altar, prefira os vestidos.

. Não use sapato e bolsa do mesmo tecido ou muito parecidos. Quebre o “conjuntinho” usando cor ou texturas diferentes. Exemplo: seu vestido é preto, use-o com sandálias vermelhas e bolsinha preta de lantejoulas. Seu vestido é vermelho, prefira sandálias metalizadas e bolsinha bordada.

Algumas idéias de roupas no fim da tarde ou a noite:

Acessórios e complementos belíssimos, que ficam muito bem com o vestido vermelho.

Como um acessório bem escolhido pode valorizar e muito uma roupa. Estes complementos ficariam muito bem com o vestido azul, não acham? 

Vestido com bordados , pede acessório mais delicado, um brinco pequeno, uma sandália sem pedrarias, uma chutch fina. Este vestido para casamento no fim da tarde ficaria bem para mãe da noiva ou noivo, convidadas devem evitar. Agora se for um casamento “baphão” a noite, então arrase!!!!

Mais idéias do que vestir:

E as madrinhas???

Sempre um “stress” na hora de escolher o look de madrinha. Você não pode chamar mais atenção que a noiva, mas  quer garantir seu destaque entre as demais convidadas, né????

Melhor fugir de saias volumosas demais (prefira as mais fluidas), e estampas chamativas – fica mais adequado à ocasião tons vibrantes e claros quando for casamento durante o dia.

Os vestidos acima podem perfeitamente ser usados por madrinhas, mas se quiser  dar um “plus” na roupa, use um cinto muito lindo, daqueles que parecem exclusivos ou que tenham detalhes bem trabalhados com bordados.

Ficou muito lindo este cinto no vestido né? E esta cor é chique demais!!!

Quem está acima do peso, também deve e pode ficar elegante.

Uma roupa pode chamar atenção sem ser vulgar, apenas por detalhes simples, então preste atenção na hora da sua escolha, cuidado com muito decote, fenda muito aberta, maquiagem muito carregada que não tem nada a ver com você. Capriche em uma maquiagem que não te faça parecer outra pessoa, um cabelo arrumado que te deixe a vontade, um sapato que não te deixe andando parecendo “pisando em ovos”. Você chamará a atenção, mas, por estar elegante!!

Casamento a noite:

Este vestido da blogueira Camila Coelho é um deslumbre!!!

Brilhos ficam maravilhosos, principalmente  se for um casamento muito sofisticado.

Você também poderá estar muito elegante com um vestido curto em um casamento a noite.

Você também poderá estar muito elegante com um vestido curto em um casamento a noite.

E para os homens a noite o terno preto é liberado, mas pode usar outras cores como cinza ou azul marinho.

Sempre clássicos

Sempre clássicos, não precisa ter colete.

Tendência para os homens, é o terno azul. E o terno azul em questão não é num tom de azul sóbrio na vibe marinho e nem suave como bebê e sim um azul vivo mediano, tipo os das fotos acima.Os noivos estão usando muito, mas é muito bonito para convidados também.

E sim, em qualquer destas cores, um sapato marrom seria a melhor opção. Quanto mais escuro o tom do azul escolhido do terno mais escuro deve ser o sapato.

Pra te ajudar, olha aqui:

Facilita né? Ajude então seu marido, irmão, namorado, amigo, e não esqueça a meia combina com a cor do sapato ou da calça, ok? 

E ai ajudei? Tem dúvidas ainda? Escreve pra gente, vamos ter o maior carinho e alegria em te ajudar.

Beijinhos 

 

 

Você também pode gostar

Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar

Faça um comentário