Comportamento

BOAS MANEIRAS !

23 de dezembro de 2015
mesa capa 2

Pessoal  hoje vamos falar um pouco sobre Boas Maneiras à mesa,  afinal quem nunca ficou na dúvida sobre o que fazer????

A etiqueta à mesa é muito mais que um conjunto de regras. Portar-se bem às refeições faz parte da autopromoção da sua imagem e demonstra o quanto você se importa em fazer uma boa presença  na hora de sentar-se à mesa. Além disso, em ocasiões como encontros profissionais e de negócios, seguir a etiqueta é também uma forma de expressar profissionalismo, respeito e segurança.

Eu digo que para conhecer melhor as pessoas é só observar como  comem, se falam de boca cheia, se comem de boca aberta, como seguram no talher, enfim,  o saber se portar à mesa é um diferencial.

As boas maneiras já foram mais respeitadas no passado, e hoje nós, as vezes, nem ligamos muito para o que isso representa, quais sinais certos e errados  transmitimos com algumas ações à mesa. Quando então aparece um jantar mais requintado na casa de um amigo (a), ou um jantar de negócios, o que fazer? E afinal, como se comportar?

Então vamos lá…

Os talheres e suas formas de uso são os pontos que mais confundem as pessoas quando se deparam com um jantar ou almoço formal – e se engana quem acha que esse tipo de situação já ficou no passado. Conheça agora as duas formas vigentes de regras de etiqueta à mesa: o estilo americano e o europeu.

Etiqueta à mesa americana

As regras americanas são as regras mais modernas . O garfo é usado na mão direita, enquanto a faca descansa na parte superior do prato, com a serra voltada para dentro. Na hora de usar a faca, troca-se de mão: o garfo vai para a mão esquerda e a faca é usada com a mão direita. Após isso, volta-se para a posição inicial: faca descansando, garfo na mão direita. Seguir as regras americanas implica em não usar a faca para “ajudar” a colocar a comida no garfo.

Na hora de descansar os talheres no prato, a faca fica na parte superior e o garfo pode ficar tanto na direita quanto na esquerda (depende apenas se você é canhoto ou destro). Os dentes do garfo  podem ficar virados para cima.

Etiqueta à mesa europeia

O estilo europeu de etiqueta é o mais sóbrio e tradicional. Nele, durante todo o tempo o garfo fica na mão esquerda e a faca na mão direta.O garfo é sempre usado com os dentes para baixo (a não ser, claro, quando seja impossível usá-los assim). No modo europeu é permitido usar a faca para colocar a comida no garfo, porém, somente apenas na parte traseira dele.

Para descansar os talheres no prato, o garfo fica do lado esquerdo e a faca do lado direito, podendo tocar-se ou não.

Porque muita gente não sabe o que fazer com os talheres enquanto se come ou após finalizar o prato, podemos demonstrar assim:

Enquanto se come: a gente não precisa ficar o tempo todo segurando os dois talheres enquanto se come. Mas muita gente erra apoiando os talheres entre a toalha e o prato, fazendo como se fosse uma “gangorra”, sabe? O correto é descansar os talheres sobre o prato. Na opção 1, a faca fica atravessada sobre a borda superior direita, enquanto você estiver usando o garfo para comer (é a posição mais correta para quando você não estiver utilizando a faca). Na opção 2, ambos os talheres ficam descansando no centro do prato, apoiados na borda. Nunca se toca talheres já usados na toalha. Os talheres que não forem usados continuam na mesa, intocados.

Após finalizar o prato: talheres cruzados apenas nas “placas de estrada”, indicando restaurante. Na vida real, nunca!

opção 1 é mais elegante, faca e garfo paralelos com os cabos voltados para você e apoiados na borda do prato. Mas a opção 2 também é válida, com os talheres alinhados à direita. A faca sempre fica com o corte virado para dentro. E mesmo que você não tenha utilizado a faca na refeição, deve colocar alinhada com o garfo no prato, para que não fique “perdida” sobrando na mesa.

Estes dois modos também são um “sinal ” ao garçom que você terminou a refeição.

Outros sinais:

De forma alguma gesticule com os talheres em mãos. Sempre que for falar, coloque-os apoiados no prato.

Então vamos ao básico:

Seja seguindo um estilo ou outro, algumas regras são universais e também devem ser aplicadas. Veja abaixo:

  • Sempre lave as mãos antes de comer. Suas mãos devem estar limpas para manusear pratos e talheres.
  • Tome cuidado ao mastigar os alimentos. Coma de boca fechada e procure não fazer barulho enquanto come ou bebe.
  • Observe quando for tomar algo quente, tipo sopa, chá, café.  NUNCA assopre.
  • Sente-se apoiado ao encosto da cadeira e com boa postura, e nunca apoie os cotovelos sobre a mesa. Cuidar da postura é outra regra básica.

  • A clássica dica de “comece a usar os talheres de fora para dentro” é realmente válida.

mesa pronta

  • Se ao se servir, tocar em algum alimento,coloque-o em seu prato. Nunca o deixe no recipiente aonde outras pessoas irão se servir.
  • Não use seus talheres para se servir em um recipiente que será utilizado por outras pessoas
  • Caso não goste de alguma comida após experimentá-la, sinta-se à vontade para deixá-la no prato.
  • Se precisar pegar algo sobre a mesa que está fora do seu alcance peça para alguém que está mais próximo auxiliá-lo. Nunca passe seu braço na frente das outras pessoas.
  • O guardanapo deve ser colocado no colo e usado exclusivamente para secar lábios e dedos. Não precisa “esfregar ” a boca.
  • O pão deve ser partido com a mão, que também deve ser utilizada para levá-lo a  boca em pedaços pequenos. Nunca se deve partir o pão com faca ou com os dentes.
  • Não se deve molhar o pão em molhos ou em qualquer outro líquido. (mas quem não gosta de, enquanto espera a comida, colocar azeite no prato e “xuxar” o pão? ??? )
  • Ao aceitar um prato não é necessário dizer nada, porém quando não deseja comer algo, o mais correto é dizer: não, obrigado.
  • Aperitivos como canapés e legumes cortados dispensam talheres. Pegue-os com as mãos.
  • Isto vale para os salgadinhos de festa. Você pega com a mão,  NÃO com guardanapo. O guardanapo você pega com a outra mão para depois limpar os lábios e dedos.

ERRADO

comida-festa-620x330

CORRETO

  • É de bom tom não fazer comentários sobre a comida, principalmente se forem negativos .
  • NUNCA, NUNCA  usar o palito na mesa. Aliás, ele nem deveria estar lá. Nem mesmo fazendo a “abinha” para esconder.  Se precisar muito, melhor limpar a boca no banheiro, mas jamais faça isso na mesa de um restaurante ou nem mesmo em casa, na frente de outras pessoas que estão comendo, nem com “abinha”, nem sem “abinha”. Além de nojento, é o ápice da falta de educação.

ERRADO , FEIO E DESELEGANTE

palitando o dente

  • Antes de beber qualquer coisa, engula o que estiver comendo e limpe os lábios com o guardanapo. Após a bebida, leve o guardanapo à boca para secá-la.
  • NUNCA, fale com a boca cheia de comida, NUNCA coma de boca aberta, NUNCA beba liquido se tiver com comida na boca.
  • As facas de carne são utilizadas apenas para carnes vermelhas e aves. Os peixes têm a sua faca própria, que normalmente é usada apenas para afastar peles e espinhas que possam aparecer. Omeletes, legumes e outros alimentos devem ser cortados com o garfo.
  • O que fazer com o caroço da azeitona? 
    Azeitona: pegue com os dedos ou uma “conchinha” com a mão e devolva ao prato ou ao pratinho de pão. Faça isso com a maior tranquilidade; é muito mais simples do que tentar equilibrá-lo num garfo. O mesmo vale para a espinha de peixe.
    Também há o modo correto de segurar o talher. Observe que na primeira foto parece que esta , segurando uma “pá” e vai “cavocar” o prato, deste modo além de feio é errado. A segunda foto é o modo correto , fica mais delicado e bonito.

ERRADO CERTO

  • Massas como espaguetes e talharins não devem ser cortados. Enrole alguns poucos fios no garfo e leve à boca, nada do uso da colher. Existem restaurantes que oferecem colheres para apoiar o garfo enquanto se enrola o macarrão, ok, mas não é fino para a etiqueta continental ou européia, é um costume do sul da Itália. Portanto, salvo que seja um restaurante tipicamente italiano ou você um italiano do sul de carteirinha, largue a colher para lá, ok? O mais fino é enrolar e pronto. Ah…ia esquecendo…a etiqueta americana aceita a colherinha….mas daí, você deverá apoiar a colher na mão esquerda e enrolar com a direita…. Eu acho que devemos ter um minimo de modos a mesa, mas , não acho tão feio aceitar a ajuda da colher…Então você decide! Mas, JAMAIS “chupe” o macarrão para dentro da boca !!!!

Comendo-macarrão

  • Na hora de tomar uma sopa, leve a colher à boca pela lateral. Incline-se um pouco para frente e evite que gotas caiam sobre a sua roupa. Não se esqueça de NUNCA “chupar” a sopa.
  • E por último, ao terminar de comer não se deve empurrar o prato.

Com a correria do dia a dia e as refeições sendo feitas cada vez mais rápidas e informalmente, as etiquetas acabam sendo deixadas apenas para datas muito especiais ou nem mais lembradas. Entretanto elas não devem ser esquecidas. Com prática e treino, tais atos se tornarão naturais, até mesmo fora das  formalidades.

E  ai,  acharam muito complicado? Querem saber mais? Me digam.  Bjs

 

 

 

 

Fontes e créditos:  www.ademilar.com.brwww.dicasdeetiqueta.com.br , www.caras.uol.com.brwww.mundoboaforma.com.br, www.espelhorosachoque.com.br , www.bibliotecademidgar.blogspot.com.br , www.dudesmodernos.com , www.serchiqueefacil.blogspot.com.br

Você também pode gostar

2 Comentários

  • Responder obat apotik untuk kondiloma akuminata 22 de outubro de 2017 de 21:01

    obat apotik untuk kondiloma akuminata

    Hai i particularly like about the picture / article / presentation that you describe. Very unique, interesting and useful. de Nature ialah sebuah CV yg berjalan dalam bidang pengobatan alami aman

  • Responder obat generik penyakit jengger ayam 23 de outubro de 2017 de 12:03

    obat hpv untuk wanita

    Hallo i particularly like about the picture / article / presentation that you describe. Very unique, interesting and useful. denature adalah sebuah perusahaan yang fokus dalam bidang obat herbal aman dan ampuh tanpa efek samping. obat kami sangat mujar…

  • Faça um comentário