Sabe aquele domingo que de repente esfria e você fica com vontade de uma comida mais “calorosa”??? Pois domingo foi assim, esfriou bastante e resolvi fazer um “cassoulet falso”, porque o verdadeiro prato francês vai pato.
Deixei 1 kg de feijão branco de molho (eu tinha na dispensa) e fui ao açougue comprar :
2 gomos de calabresa
1 gomo de portuguesa
3 gomos de paio
400 grs de costelinha de porco defumada ( o açougue já tinha picada e pronta em pacotinhos)
Chegando em casa, coloquei o feijão na pressão com água cobrindo mais ou menos 2 vezes a quantia do feijão (lavei ele antes tá?), coloquei um pouco de óleo de canola, 1/2 colher de sopa de tempero ( tenho pronto, é minha secretária quem faz: cebola, alho e sal) e 3 folhas de louro, tampei e liguei o fogo no forte.
Quando “chiou” abaixei o fogo e deixei 30 minutos ( se o feijão tivesse ficado de molho na véspera, deixaria menos tempo na pressão).
Enquanto o feijão cozinhava cortei as linguiças. A calabresa e portuguesa após cortadas ficam muito parecidas então, corto a portuguesa pela lateral para diferenciar.
Após o feijão cozido, em uma panela grande junto tudo e mais uma cebola espetada de cravos ( pra mim este é o “tcham” da receita, ahahahhaahah).
Depois que levantar fervura, abaixe o fogo no fraco, porque o feijão branco é fácil grudar, além disso ele fica pronto mais rápido que os outros tipos de feijão.
Para não ficar um caldo de cor feia, eu usei uma colher de “sopa de arroz”( aquela colher grandona) catchup . Normalmente depois de refogar a cebola picadinha, eu coloco 2 ou 3 tomates sem pele e semente picadinhos e so depois de bem refogadinho junto o feijão e as linguiças. Mas como eu queria algo mais rápido usei o catchup e usei este da foto abaixo que é maravilhoso de bom…
Depois de pronto é só servir.
Eu fiz um arroz branco, uma salada de rúcula picada com tomate holandês em rodelas, farinha biju, e claro com o frio um bom vinho e não esquecendo de caprichar na mesa!
Gente, é muito fácil e muito gostoso, no dia seguinte ficou melhor ainda
Vamos fazer???
Beijinhos
Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar