Tem diversas receitas de cuscuz marroquino, e todas muito saborosas. Esta é uma que aprendi com o Chef Alexandre de Cerqueira em uma aula no Empório Bom Peixe.
250 g de cuscuz marroquino de menta e limão ( eu já fiz com ele , mas hoje eu não tinha e fiz com o comum)
1 abobrinha italiana em cubos
1 cenoura ralada
1 tomate sem sementes picado tipo para vinagrete ( eu não coloquei hoje porque a Veridiana não gosta de tomate )
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho picadinho
2 colheres (chá) de tempero libanês para peixe ( comprei no Empório Bom Peixe) pode usar curry no lugar, mas eu acho mais gostoso com este tempero.
Sal e azeite a gosto. Se quiser pode colocar no final salsinha picadinha que fica muito bom.
Em uma panela coloque o azeite a gosto e refogue a cebola uns 2 minutos, junte o alho e refogue mais 1 minuto, sempre mexendo para não queimar. Junte o tempero libanês , mexa e coloque 250 ml de água.
Quando ferver despeje este caldo sobre o cuscuz marroquino e cubra com filme plástico, uma tampa ou um prato ( como o que fiz).
Deixe tampado por 10 minutos e depois usando o garfo, afofe o cuscuz. Misture a abobrinha, a cenoura e o tomate ( se você usou), experimente , salgue e acrescente azeite a gosto. Mexa bem!
Pronto é só servir, pode ser como uma salada para acompanhar carne, frango ou peixe. A Veridiana se satisfaz apenas com ele, porque ela adora !!!
Na aula ele usou o cuscuz como “cama” para um filé de salmão. Foi colocado em um papel manteiga quadrado de mais ou menos 25 cm x 25 cm ( pode ser papel alumínio) nele você põe umas colheradas de cuscuz ( 3 ou 4 ), em cima do cuscuz coloca o filé de salmão , tempera com sal e azeite e fecha formando uns “pacotinhos”, vai ao forno por 20 minutos, depois é só servir imediatamente, com cuidado ao abrir por causa do vapor. Pronto fica uma boa e saudável refeição!
Bom apetite!
Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar