Moda

COMO COMBINAR CAMISAS E GRAVATAS?

10 de agosto de 2016

Quando há algum evento que exige terno (traje passeio ou esporte fino), muitos homens ficam na dúvida do que vestir, principalmente na hora de combinar camisa e gravata. Antes das 18h, o uso da gravata é dispensável; depois deste horário, o uso do acessório é recomendável.

No geral tente primeiro combinar a camisa e a gravata, porque as vezes você pode tirar o paletó e o que vai aparecer será sua escolha debaixo.

Basicamente, existem 3 modelos principais de gravata: os modelos padrão ou standard, os modelos skinny ou slim e as gravatas borboleta.

A gravata standard ( de 6,5 a 9,5 cm) é a mais tradicional, geralmente feita de seda e é o modelo mais largo entre todas. Ela serve para todos os tipos físicos e para todas as ocasiões mais formais, como o dia a dia do ambiente corporativo, convidado de casamento, figuras políticas… Situações que exigem visual mais clássico. O tamanho de 6,5 a 8 cm dá um ar moderno, porém não tanto quanto as medidas mais estreitas. Se ela combinar com o biotipo e o estilo do usuário, pode ser utilizada em festas, bem como no trabalho, sem problemas. A opção rende um aspecto jovem e antenado, ideal para quem quer arriscar, “pero no mucho”.

Já as de medida 8 a 9,5 cm,  não chegam a variar muito entre si, pois são medidas bastante clássicas, que estão diretamente relacionadas ao ambiente de trabalho e ao estilo. Além destas medidas servirem aos mais jovem, muitas vezes são usadas no ambiente de trabalho por pessoas com idade e carreira mais avançados.

O modelo slim, ou skinny, é a gravata fina ( de 5 a 6,5 cm). Não é recomendada para homens mais gordinhos ou caras fortes, pois a largura das camisas e outras peças deixará a gravata com a impressão de ser ainda mais fina, praticamente um risco no meio do corpo. A slim é boa para ocasiões mais descontraídas e não precisa ser usada apenas com camisa lisa e terno, ainda que exija classe na montagem. Pode acompanhar uma camisa xadrez com calça jeans, por exemplo.

A gravata borboleta geralmente acompanha o traje de gala em ocasiões como casamentos, formaturas e premiações. No dia a dia é mais raro de usar e acaba tornando-se um risco, ainda que alguns homens usem em visuais bem descolados, com camisas xadrez, calças de sarja e outras peças. Porém, o melhor a se fazer é manter a gravata borboleta para situações formais específicas. Se o convite do evento não pede sua utilização e você não foi avisado por ninguém, aposte na standard mais tradicional ou na slim.

Tem mais uma que está novamente voltando a moda: a gravata ponta reta. Normalmente são feitas de tricô e têm formato mais fino. Fica legal com camisa xadrez, camisas lisas e em visuais sem terno ou que não peçam um terno tradicional (aí a melhor escolha é a standard). Para os caras mais magros, o formato fino é melhor. Para os mais gordinhos, procure alguma que seja mais larga e não ofereça o mesmo risco que a slim.

Sua gravata deve ser sempre mais escura que a camisa, e deve estar na altura do cós das calças um pouco mais curto.

Se você sua muito, use uma camiseta embaixo da camisa social.

Então vamos lá:

Camisa branca: é a mais fácil e não há erro, por isto sempre que houver dúvida não invente, use a branca! Qualquer gravata irá ficar bem, desde que não seja muito clarinha…Ótima escolha pra qualquer cor de terno.

Camisa lisa clara: Cinza clara, azul clara, rosa clara, lilás clara. Também é muito fácil encontrar uma gravata para compor o look. Basta escolher uma de cor forte e com algum tipo de estampa, como listras, bolinhas ou xadrez. Boa escolha com terno preto e azul marinho.

Camisa lisa escura:  você pode decidir por uma gravata da mesma cor da camisa com um tom mais claro ou pode escolher uma gravata também escura, mas com detalhes claros. Preste atenção: MUITO CUIDADO COM ESTA ESCOLHA, se você for jovem e ousado e tiver segurança pode ficar bem, mas fique atento e esqueça combinações drásticas, vermelho com preto, por exemplo, podem até funcionar bem em palco de show de pagode…

Muito elegante e moderna esta combinação, mas prefiro nos jovens.

Listrado com listrado: Pode ser mais complicado , mas se tomar alguns cuidados ficará bom. Uma camisa clara com listras finas e uma gravata escura com listras grossas. Nunca use a mesma cor de gravata e camisa, nem a mesma grossura das listras. A mesma regra vale para o xadrez. Também camisa de listra com gravata estampada, precisa de muito cuidado ao  combinar, poderá deixar o look muito pesado ou estranho.

Evite escolher gravatas que tenham a mesma estampa da camisa. A regra número um quando se trata da combinação de gravatas e camisas é que gosto não é necessariamente bom gosto. Gravatas estampadas não devem ser combinadas com camisas de estampas semelhantes. Nestas combinações, a interação das duas estampas pode criar um efeito perturbador, bizarro e não muito diferente de uma ilusão de ótica. Além disso, uma gravata com uma estampa semelhante à da camisa, provavelmente não vai se destacar na própria camisa.

  • Por exemplo, você não vai querer usar uma gravata xadrez com uma camisa xadrez; uma gravata de listras finas com uma camisa de listras finas, e assim por diante.

Terno com risca de giz: sempre use o terno com risca de giz com uma camisa lisa e uma gravata com listras diagonais ou xadrez.

E nunca, nunca use gravata com camisa de manga curta…

E ai quais dúvidas vocês tem mais, perguntem que vou adorar poder ajudar.

Beijinhos 

 

 

 

 

Fontes: http://tudoparahomens.com.br/para-nao-errar-saiba-qual-e-a-altura-correta-da-gravata/http://dudesmodernos.com/2013/08/10/com-camisa-preta-qual-gravata-usar/http://manualdohomemmoderno.com.br/estilo/tipos-de-gravata-e-a-melhor-para-o-seu-biotipohttp://www.homemtendencia.com.br/acessorios/tipos-de-gravatas/http://deles.ig.com.br/estilo/2015-08-04/como-usar-gravata.htmlhttp://chic.uol.com.br/moda/noticia/uchoachouchic-as-gravatas-e-camisas-para-combinar-com-o-poderoso-terno-preto

 

 

 

Você também pode gostar

Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar

Faça um comentário