Moda

DICAS PARA O TRAJE DA COLAÇÃO DE GRAU

29 de novembro de 2016

Pois é as formaturas estão ai, e sempre vem a dúvida sobre o traje. Já fizemos post para o baile e jantar, se você não viu entre AQUI, e fizemos um post sobre cabelos e maquiagens, se você também não viu entre AQUI.

Hoje vamos dar dicas sobre a Colação, o momento mais importante , a finalização do curso, a consagração, o diploma de que você está apto a exercer determinada profissão, você deixa de ser formando, para ser formado.

São tradicionalmente realizadas no próprio auditório da faculdade ou grandes teatros. No caso do meu filho que se forma este ano na Esalq, é feito no gramado na frente do prédio principal da Escola, uma cobertura enorme com tablado no chão. Já do meu outro filho que se formou no Mackenzie, foi no próprio anfiteatro e da minha filha que se formou em Odontologia na Unicamp, foi no anfiteatro da Unimep.

Seja onde for, os convidados ficam na plateia sentados e, portanto, devem escolher roupas confortáveis. Mas por favor não exagerem: nada de jeans! O traje ideal é o esporte fino: calça social + camisa, para eles (não precisa usar gravata); vestidos mais simples, calça + blusa ou saia + blusa, para elas.

Mas se você é do tipo que só usa  jeans porque não tem ou não gosta de calça de social, pode, não deve, mas pode! Agora, atenção: seria bom usar com blazer , assim a roupa fica  mais elegante, afinal é uma ocasião solene!!

Não esqueça que mesmo sendo sua formatura e você sendo um jovem brincalhão, esta não seria uma boa hora para gracinhas mais ousadas que talvez você fizesse em salas de aulas ou nos jardins da escola, tipo com cuecas ou calça de neon, ou sei lá mais o que você poderia inventar. Marque sua presença pela elegância, não pela ousadia, você acabará sendo motivo de piada, e acho que no fundo, você não quer né??? 

O sapato pode ser esporte, mas tênis também não “cai” bem. Olha como a calça jeans ficou elegante com o blazer.

Não esqueçam que é uma cerimônia na maioria das vezes grande e cansativa, por isso, o look como já disse deve ser confortável.

Os formandos estarão de beca e não precisam se preocupar com o look que vão usar por baixo. A questão aqui é a programação pós-colação: escolha sua roupa de acordo com ela.

Se só for colação, o foco não é a roupa, pois a maior parte da cerimônia você estará de beca, com isso, ela quase não vai aparecer.

Mas é claro que a gente não vai de “qualquer” jeito, até porque é uma ocasião que exige mais formalidade.

Para elas: escolha vestidos com um comprimento maior, não precisa ser longo, mas nada de usar o vestidinho mini da balada. Essa “regra” vale também para saias, que também são opção, mas nada de super curtinha.

Normalmente por a beca ser preta é de praxe que a roupa por baixo seja de um tom escuro. Muitos cerimoniais exigem o preto e alguns pedem que você opte por vestidos. Lembre o que vai aparecer, por isto o super curto não é adequado, parece que estará nua, e não acho que este seja o momento e a hora de você querer ficar se insinuando, ahahahhaahah acabará sendo vulgar…

Olha só que comprimento legal, curto, mas sem ser curtérrimo ahahhahahaah

Eu particularmente acho o vestido bastante prático, você não passará tanto calor e  não precisará se preocupar se sua roupa estará toda amassada, depois de horas de solenidade. Mas, para isso, é preciso tomar alguns cuidados como: não escolher modelos volumosos, evitando babados, drapeados e detalhes, para que não criem um volume estranho na beca.

Também acho que não se deveria optar por modelagens muito justas que ficam subindo quando você anda, é feio ficar arrumando a roupa no palco e, mesmo que não dê para as pessoas perceberem que seu vestido subiu, você não quer ficar desconfortável, certo? 

Veridiana e eu na formatura dela em odonto na Unicamp. Ela esta de branco porque foi definido aos formandos irem de branco. Vejam que nós 2 estamos de vestidos básicos e leve. Eu claro de scarpin…

Não se esqueça de tomar cuidado com a escolha do sapato. Na maioria dos palcos de colação, existem escadas. A combinação entre escada, beca longa e salto exageradamente alto pode ser desastrosa. Então, prefira saltos médios (até porque, você ficará muito tempo tirando foto depois e seus pés vão cansar). Alguns cerimoniais padronizam o modelo e a cor do sapato, sendo scarpins pretos os mais pedidos. Então atenção na hora de escolher, porque nada mais horrível que ficar horas com sapato apertando…

Os acessórios também merecem muita atenção, cuidado para não investir em colares que vão ficar aparecendo sob a beca: ela já tem muita informação, não precisa de mais um colar! Brincos grandes são ótimas alternativas. Assim como as meias calças para os dias mais frios.

Olha só como um brinco grande fica legal…

 Para eles: camisa leve ou polo e calça social para usar embaixo da beca.
Se após a colação você tiver jantar ou baile, você até pode ir com a roupa da festa por baixo, mas eu aconselho  ir com uma roupa menos elaborada e confortável e trocar depois para o evento.
Chega de blá blá blá e vamos ver algumas fotos para te ajudarem a se inspirar:
Os vestidos acima são bem clássicos, com eles onde você for estará bem vestida. Também pode ser usado tanto pela formanda ( desde que não agarrado…) como por convidadas.
 Também clássicos, mas com diferentes propostas, um mais sério e outro mais casual, que fica muito elegante com scarpin, alias tudo que vai um scarpin fica chique, pelo menos eu acho hahahahhaahah

Demais este vestido com a cor vibrante laranja né???

Vestido aparentemente sem nada e com tudo. reparem na sandália e na cor…Linda né????
 Saia e blusa com propostas totalmente diferentes e muito chiques. O primeiro no tradicional branco e preto que nunca tem erro, um scarpin nada tradicional, mas muito lindo, que dá uma quebrada no sobriedade da roupa. O segundo a mistura de estampas que harmonizaram e uma sandália tradicional, mas muito elegante!!! 

Muito em alta este azul serenity, que traz suavidade e elegância na cor e na transparência da renda.

Percebam que há muitas sandálias, mas o scarpin tanto bico fino como redondo, nunca tem erro, eu pelo menos amo…

E ai ajudei? Tem alguma dúvida? escreve pra gente , teremos maior prazer em poder te ajudar, afinal o blog é por vc, feito pra vc!!!

Beijinhos!!! 

 

 

Você também pode gostar

Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar

Faça um comentário