Gastronomia

Talharim com Radicchio

23 de março de 2016
IMG_7645

Uma variedade da chicória, o radicchio rosso di treviso, conhecido como Radicchio, é uma iguaria de origem italiana, que para ter o seu status de verdura original, deve ser produzida nas cercanias de Treviso, na Itália.

IMG_7608

Com sabor suavemente amargo e consistência crocante, a verdura de folhas vermelhas e nervuras brancas é indicada para o preparo de saladas, risotos, massas ou guarnições.

Eu sempre comi em saladas, e acho que ela dá um colorido muito lindo se misturada com folhas verdes. Ano passado em nossa viagem familiar quando estávamos em Milão, fomos à um restaurante (Acero Rosso ) indicado pelo hotel, e eu comi um  nhoque com molho de radicchio ( Gnocchetti de patate fatti in casa “Acero Rosso”) . Amei!!! 

IMG_6600

Este eu comi lá, mas o que eu fiz não coloquei molho de tomate porque a Veridiana não gosta.

Claro, que chegando aqui tentei fazer como eu achava , e não é que ficou gostoso???  ahhahahahahaah  Por isto estou passando para vocês agora.

Fácil, rápido , comida leve e elegante, então vamos lá:

Eu fiz primeiro um molho branco:

2 colheres de manteiga

2 colheres de trigo

Mexer que vai formando uma pasta

Depois  adicione  leite aos poucos ( 500 ml) e vá mexendo para não empelotar. Mas se empelotar é só bater com o mix ou com fuê.

Adicione  500 ml de leite fresco, sal a gosto e um pouco de noz moscada ralada na hora, mas não exagere porque se colocar muito ela neutraliza depois o sabor do radicchio e do azeite de trufas.

Enquanto vai cozinhando o molho, vá colocando a água para ferver para cozinhar o macarrão. Eu fiz com esta massa porque acho ela deliciosa e parece  feita em casa. Comprei no Empório Bom Peixe.

IMG_7627

Quando o molho estiver quase pronto junte uma colher de azeite trufado, ele tem um sabor forte, mas eu acho delicioso, porque não exagero na quantidade e ele dá um sabor muito especial. Vai muito bem em sopas também. 

Azeite Trufado

Pique o radicchio e junte ao molho.

Agora , molho pronto e massa cozida ( ela é rápida, 3 minutos) , é só juntar tudo, servir e comer.

IMG_7635

Eu deixo um bowl ao lado com mais molho para acrescentar quem quiser. Dispenso queijo ralado neste tipo de molho, mas é de gosto.

Esta massa é leve, o molho também e saudável. Espero que gostem .

Bom apetite !!! 

Beijinhos, 

 

Você também pode gostar

Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar

Faça um comentário