Viagens

EUROPA – FLORENÇA , VIA CHIANTIGIANA E SIENA

29 de abril de 2016
IMG_3977 A

Na segunda-feira, dia 6,  cedinho após tomar café fomos pela via Chiantigiana até Siena.

Gente, vocês não podem imaginar que passeio maravilhoso é este, como é linda esta via, a paisagem e ainda o encontro com  cidadezinhas não programadas, as vinícolas, restaurantes, passeio bom demais!!! 

A primeira parada foi na  vinícola  Corte di Valle ,  ( S.R. Chiantigiana, km 18,5) compramos um delicioso vinho : VINDIA. Nos arrependemos de não ter comprado mais, muito bom e apenas 14 euros.

Corte di Valle VINDIA, pode almoçar la, mas ainda era muito cedo.

Algumas fotos da estrada:

IMG_4004 A

415

No caminho encontramos um restaurante que achamos ser bom e realmente era muiiiiito bom, comida e atendimento impecável.

Clique aqui para ver mais sobre este restaurante:  Osteria Il Mulino di Quercegrossa

IMG_3962

Imagina que eles tinham de entrada flor de abobora com massinha, igual a que minha avó paterna ( Vó Celeste) fazia e eu adorava. Muito bom!!  E este macarrão com trufa delicioso.

IMG_4003

Na frente do restaurante

Depois paramos em uma cidadezinha linda Greve in Chianti, onde compramos vários vinhos  ( tignanello – 59,50 euros), azeite de trufa, balsâmico ( porque o deles é muito melhor do que o que vem ao Brasil), além do lugar ser muito fofo, vale a parada para comprar vinhos,  e continuamos o passeio para o destino Siena .

IMG_7059

Greve in Chianti

IMG_7065

Mais Via Chiantigiana

Cercada por vinhedos dos quais se extraem estupendas garrafas do autêntico Chianti, Siena faz jus à fama de lugar romântico dos que só se encontram na Toscana, com seu Centro Histórico medieval muito bem preservado.

Chegando estacionamos o carro fora do centro histórico e caminhamos até o Duomo.

As ruazinhas são maravilhosas, uma cidade tipicamente medieval. Se esquecer as roupas que usamos pode até imaginar-se voltando ao tempo…

O Duomo foi iniciado  em meados do século XII, é um representativo exemplo da arquitetura gótica italiana. A fachada principal, obra de Giovani Pisano, foi terminada em 1380; no interior pode ver-se o púlpito octogonal apoiado sobre leões de  Nicola Pisano, e o seu pavimento de mosaicos. Sob a catedral, no batistério, encontra-se a magnífica pia baptismal com baixo-relevos de Donatello, Ghiberti, Jacopo della Quercia e outros escultores do século XV. A Pinacoteca Nacional de Siena  tem importante coleção de obras do Trecento e do Quattrocento.

IMG_4062

Duomo

IMG_3998

As escadas do Duomo e ao fundo a torre

Saindo do Duomo pela rua lateral , você encontra algumas escadarias,  nelas chega-se a um  dos principais pontos da cidade: a Piazza del Campo.

Consiste numa praça enorme, em formato de leque, com vários cafés, restaurantes e lojas no entorno, bem como rústicos palácios medievais.

 

Ela é inclinada, semelhante a um anfiteatro. É toda pavimentada com tijolos e possui 9 raios que se unem em uma das extremidades, tal como um leque. Elas representam o Conselho dos Nove.

Há 2 destaques nesta praça:

Fontana Gaia – uma fonte localizada no alto da praça, abastecida por um antigo aqueduto que passava ali. Possui algumas figuras em relevo que representam: Adão e Eva, Maria e o Menino Jesus e as Virtudes. São todas cópias feitas no século 19. As originais estão preservadas em um museu próximo à piazza.

Palazzo Pubblico – o belíssimo edifício medieval era a sede do poderoso governo de Siena. Hoje é a prefeitura da cidade. Possui uma torre do sino de 102 metros, considerada uma das maiores em estilo medieval da Europa: a Torre del Mangia.

IMG_4060

Piazza del Campo e ao fundo Palazzo Pubblico e a Torre del Mangia

A grande atração da cidade é uma das mais antigas corridas de cavalos do mundo, o Palio – Palio di Siena. São duas competições, em julho e agosto, que movimentam toda a cidade, envolvida em disputas dos diferentes bairros. Realizadas nesta praça. Ela é feita com 10 cavalos e cavaleiros e cada pra representa um dos 17  bairros da cidade, designados contrade. Excepcionalmente, em anos de Jubileu realiza-se um terceiro siena.

Ao fim da tarde, após um sorvete, retornamos à Florença, mas nossos passeios ficam para o próximo post.

Beijinhos 

Você também pode gostar

Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar

Faça um comentário