Viagens

EUROPA – FLORENÇA, PISA E LUCCA

22 de abril de 2016
413

Era domingo de Páscoa , dia 5, tivemos a felicidade de assistir a missa no Duomo di Santa Maria Assunta ( Duomo de Pisa), ao lado da Torre de Pisa. Uma igreja lindíssima ! Na capela-mor, há um mosaico do “Cristo Pantocrator”, cujo rosto foi elaborado por Cimabue (Cenni di Petro Cimabue foi um pintor florentino e criador de mosaicos. Ele também é popular por ter descoberto Giotto e ser considerado o último grande pintor italiano a seguir a tradição bizantina).

379

Olha que lindo o mosaico em cima da capela-mor…

A Catedral de Pisa (em italiano: Duomo di Pisa), dedicada à Virgem Maria, é  a sede da Arquidiocese de Pisa e o maior exemplo do estilo Românico Toscano. Faz parte do complexo arquitetônico da Piazza dei Miracoli, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Havia um coral maravilhoso,  uma missa para elevar a alma, muito, muito linda, nunca vi nada igual.

Um pedacinho do coral:

 

IMG_6981

Torre de Pisa

Pisa

Torre de Pisa

403

Duomo de Pisa

Depois das fotos, fomos passear e encontramos umas barraquinhas de comida na entrada, acabamos tomando um lanche com vinho e cerveja, estava muito gostoso, nosso almoço saiu barato, ahahahahhahahhaha

Barriguinha cheia, rumo a Lucca ou Luca

Lucca fica na região noroeste da Toscana. À primeira vista, parece uma cidade pequenina, mas basta atravessar suas muralhas ainda tão bem preservadas e começar a caminhar que logo se entende porque tantas bicicletas circulam por ali. Suas ruelas medievais, de traçado aparentemente regular, guardam labirintos complicados. É preciso arranjar um mapa logo ao chegar, além de manter a atenção e ter disposição para andar (ou pedalar). Assim fica fácil desvendar os mimos arquitetônicos que Lucca guarda com tamanho cuidado. Afinal, cinco quilômetros de muros de pedra foram construídos no século XVI para proteger a cidade que felizmente não se envolveu em nenhuma batalha. E, por isso, mantém intacto o traçado da antiga colônia romana fundada em 180 a.C.

IMG_3945

Em cima do muro de Lucca

Casa di Puccini. Ali nasceu o grande compositor Giacomo Puccini e algumas das óperas mais populares do mundo, entre elas La Boheme e Turandot. A casa foi transformada em um pequeno museu que mostra retratos do grande mestre, esboços de figurinos e seu último piano. Na praça um monumento dele. Filho ilustre de Lucca.

IMG_6937

Puccini

Anfiteatro Romano. Por muito tempo cortiços ocupavam o centro da praça, até que em 1830 o local foi esvaziado pelos governantes e então, sua forma original se revelou deixando transparecer este rico patrimônio romano. Os portões baixos, em forma de arco sinalizavam o local por onde as feras e os gladiadores entravam na arena. É um ponto imperdível da cidade.

Pelo menos um café e um vinho é preciso tomar.

DCIM100GOPRO

Anfiteatro Romano ( ao fundo a direita ao lado da casa de Pão e Vinho um dos arcos)

IMG_3952

Anfiteatro Romano

Um detalhe curioso da cidade é a Torre Guinigi que pode ser avistada de longe ornada por pequenos carvalhos que insistem em crescer num local tão inusitado e pouco provável – no topo da torre. O líder da nobre e poderosa família que governou Lucca no início do século XV – Paolo Guinigi – construiu uma grande villa renascentista e um dos principais legados desse período para a cidade foi a Torre Guinigi.

IMG_6926

Ruazinhas de Lucca a ao fundo Torre Guinigi, no topo carvalhos.

Voltamos a Florença no fim da tarde para pegar o por do sol no mirante da Piazzale Michelângelo (praça de Michelangelo), onde se tem uma maravilhosa vista de toda cidade. Imperdível!!!!

386

Praça de Michelangelo. Ao fundo a bela Florença.

De lá fomos ao hotel e chegando outra bela surpresa: os sinos do Duomo tocavam:

Lindo, né???? Foi uma Páscoa muito bonita e diferente. 

Cansados, pegamos um lanche no Mc Donalds para comer no apartamento , assim não iriamos deitar muito tarte, porque na manhã seguinte o passeio era grande: Via Chiantigiana e Siena, mas fica para o próximo post.

Estão gostando das nossas dicas? Do nosso passeio? Escrevam, comentem…

Beijinhos, 

Você também pode gostar

Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar

Faça um comentário