Viagens

Ainda Paris…

12 de agosto de 2016

Dia 16/04, quinta-feira, foi nosso último dia em Paris e fomos ver a Praça da Bastilha (Place de La Bastille), mais conhecida por ter sido uma prisão. Ela funcionou desde o início do século XVII até o final do século XVIII. Inicialmente foi feita apenas como um portal de entrada ao bairro de Saint Antoine, motivo pelo qual era denominada Bastilha de Saint-Antoine.

Ficou mais conhecida por ter sido o palco do evento histórico conhecido como a Tomada da Bastilha, em 14 de julho de 1789,  está entre os fatos mais importantes do início da Revolução Francesa, ainda hoje é comemorada como o principal feriado e evento francês.

De lá fomos andar pela Rue du Faubourg Saint- Antoine, pra ver umas lojinhas ( a gente não resiste  ). Passamos novamente pela praça e fomos até a Place des Vosges, que fica a 600 m da Praça da Bastilha.

Situada no Marais, eu acho uma das mais bonitas de Paris. É também a mais antiga praça planejada de Paris – também chamada Praça Real pois foi construída por Henri IV em 1612.

É pequena, com imóveis residenciais de tijolos vermelhos e teto em ardosia,  no centro, um delicioso jardim com estátuas e fontes.

Para descobrir os segredos desta praça aconchegante e romântica, ande pelas arcadas, namore as vitrines e os pequenos cafés e restaurantes.

Nela está localizada a Maison de Victor Hugo. Ele foi  novelista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e ativista pelos direitos humanos francês de grande atuação política em seu país. É autor de Les Misérables e de Notre Dame de Paris, entre diversas outras obras clássicas de fama e renome mundial.

O jardim no meio da praça atrai moradores do bairro, crianças e turistas. Quando o tempo está quente, o jardim se torna um grande espaço de piquenique e banho de sol. Uma cena tipicamente parisiense.

De lá fomos passear pela Rue Rivoli, famosa por suas muitas lojas. Veridiana e eu continuamos passeando e entrando  por elas, enquanto isto os meninos e o Renato foram ao Museu do Louvre que eles ainda não conheciam .

Museu do Louvre (Musée du Louvre), é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Localiza-se no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rivoli dos Champs – Élysées, e dá forma assim ao núcleo onde começa o Axe historique (Eixo histórico).

É onde se encontra a Mona Lisa, a Vénus de Milo, a Vitória de Samocrática, enormes coleções de artefatos do Egito antigo, da civilização greco-romana, artes decorativas e aplicadas, e numerosas obras-primas dos grandes artistas da Europa como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Goya e Rubens, numa das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas. O museu abrange, portanto, oito mil anos da cultura e da civilização tanto do Oriente quanto do Ocidente.

Nunca se para de conhecê-lo, é muita coisa para  ver, admirar e estudar. Não fique triste porque não vai conseguir ver tudo, então marque no máximo 3 horas para ficar lá dentro, mais que isto você não vai aproveitar e toda vez que for a Paris volte  …

Vitória Samotrácia

Mona Lisa

Venus de Milo

Pirâmide do Museu do Louvre

De lá eles passaram pela ponte dos cadeados…

Diz que para segurar o amor precisa amarrar o cadeado e jogar a chave no rio. Hoje pelo peso acabou sendo proibido o uso do cadeado.

Eles no fim do passeio aguardando a gente em um bar na frente do hotel

Fim do dia, terminando o jantar com créme brulée

Este foi um restaurante  que Veridiana e eu fomos em outra viagem ,  gostamos tanto naquela época que fomos 2 vezes, agora quisemos voltar para levá-los, mas ele não estava mais tão bom, uma pena … Au Saint Benoit, Rue Saint Benoit, 26. Esta rua tem vários restaurantes, inclusive um quase vizinho, um pouco mais abaixo tem o famoso l’Entrecote de Paris, onde há sempre filas enormes. E acima na esquina da Bulevar Saint-Germain tem o  Café de Flore (aberto na década de 1880) famoso por ter sido frequentado por importantes intelectuais e artistas ao longo da sua história.

Veridiana e eu encontramos com o famoso costureiro Karl Lagerfeld, Designer Chefe e Diretor Criativo da grife Chanel, bem como a casa de moda italiana Fendi e sua própria casa de moda homônima. Então vale a pena sentar nas mesinhas e degustar um cafézinho calmamente…

Bora dormir porque cedo já havíamos combinado com o Alex , (lembram que eu falei dele no post AQUI) de passar nos pegar para levar-nos a estação de trem Gare du Nord, onde iríamos pegar o trem para Londres. Vale a pena falar do Alex, porque ele é extremamente gentil e eficiente, nos ajudou com as malas e nos levou até onde iríamos fazer a imigração 

Estamos chegando ao fim da nossa viagem, Londres é a nossa última parada, então até o próximo post.

Beijinhos 

Você também pode gostar

Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar

Faça um comentário