Gastronomia

FEIJOADA

2 de junho de 2017

A gente sempre se pergunta:  por que sentimos mais fome no frio?

A explicação é simples, durante os dias mais frios, o nosso corpo precisa manter-se aquecido para garantir que nosso organismo desempenhe suas funções básicas. Para manter a temperatura alta, o nosso corpo acaba gastando mais energia, sendo assim para mantermos a temperatura estável e compensar essa perda energética, precisamos consumir mais calorias.

Então vamos fazer comidinhas para esquentar nosso inverno, certo?

Dia 30 de maio, foi aniversário do meu marido, aproveitando este tempinho e sabendo que ele gosta de feijoada, reunimos a família para comemorar e comer, tem coisa melhor????

Chega de blá blá blá e vamos a receita:

Ingredientes:

3 kg feijão

0,850 kg linguiça portuguesa ( +- 3)

0,800 kg de linguiça calabresa ( +-4)

0,800 kg de paio ( +- 4)

0,450 kg de bacon

0,7000 kg de costelinha defumada

1,00 kg carne seca

2 cebolas picadinhas

5 a 6 dentes de alho picadinho

louro a gosto

2 copos de suco de laranja

Modo de fazer:

Escolha, lave e deixe de molho o feijão de um dia para o outro.

Corte a carne seca e cozinhe na panela de pressão, assim que a panela “chiar”, deixe uns 20 minutos. Depois tire as gorduras e reserve.

Ainda falta tirar as gorduras …

Pique a cebola, o alho, o bacon, a costela e as linguiças. Elas eu tento picar cada uma de um formato para diferenciar.

Não corto muito fino as linguiças, porque além de poder “esfarelar” fica mais  “elegante”, a feijoada fica mais encorpada.

Dou uma ferventada no paio ( porque ele está mais gorduroso) e na costela defumada.

Antigamente eu fervia todos, mas hoje acho que as linguiças não são tão saborosas como antigamente e elas tem menos gordura.

Mas se ficar ainda com gordura, no dia seguinte dá para tirar. Sim porque eu faço a feijoada na véspera, assim se tiver gordura no dia seguinte ela fica em cima, então é so retirar com a escumadeira antes de esquentar, faço antes também porque pega mais sabor.

Cozinhar o feijão, lembrando que como ficou de molho, não há necessidade de muito tempo na pressão. Eu deixei 20 minutos e quase passou.

Eu bato um liquidificador de feijão, ou até um e meio ( nesta bati um e meio), porque gosto de feijoada com bastante feijão e caldo grosso, por isto usei 3 kilos de feijão para esta quantia de carnes.

Começando a fazer:

Frito o bacon para retirar toda a gordura dele, eu coloco azeite também, sabem como é gordura dá sabor!!

Quando ele estiver sequinho eu retiro e reservo para colocar na feijoada no dia de servir. Coloco em um prato com papel toalha.

Tirado o bacon, coloco mais azeite ( se necessário) e junto primeiro a cebola picadinha e depois o alho. Deixo dar uma murchada e assim tira todo o grudadinho do bacon que ficou e que agrega muito sabor.

Junto agora o feijão e vou mexendo e colocando as linguiças, a costela defumada e a carne seca.

Junto nesta quantidade umas 6 – 7 folhas de louro, e vou mexendo, quando ferver abaixo o fogo e deixo cozinhar pelo menos trinta minutos.

À parte sempre tenho uma chaleira com água quente e se houver necessidade coloco.

Depois que cozinhou desligo e deixo a panela semi tampada até esfriar só depois que a fecho total.

Dia seguinte quando for servir, verifique se formou gordura em cima , se sim , retire com a escumadeira, como já falei acima, mas está estava sem gordura, bem light, hahahahahahah

Esquente a feijoada e junte os 2 copos de suco de laranja. Se é mito ou não colocar para diminuir a gordura, não sei, mas gosto de colocar.

Pronto é so servir e comer com os acompanhamentos da sua preferência.

Aqui não sirvo com ingrediente separados, porque minha feijoada não tem rabo, couro, orelha e pé de porco ingredientes que nem todos os convidados gostam . Se você fizer a feijoada completa sugiro servir os ingredientes em cumbucas ou vasilhas separados, como fazem alguns restaurantes.

Na nossa família chamamos de feijoada com medo e feijoada sem medo. O que quer dizer? A sem medo ( que a maioria aqui prefere) você vai com a concha e o que vier é bom, você pega sem medo, sem ter que escolher, já a feijoada com medo…

Então a feijoada que fiz é a sem medo, ahahahhahahaha

Servi com arroz branco, farofa de mandioca com bacon, couve,  torresmo ( que foi servido de aperitivo), vinagrete e laranja e claro sempre uma pimentinha pra quem gosta.

Ficou muito, muito boa e leve. 

Há várias maneiras de se fazer, eu mesma já compliquei muito, agora resolvi simplificar e fazer a minha moda  haahhahaha

Bom apetite…

Ah, esta feijoada foi para 40, pessoas e sobrou…

E ai, vamos aproveitar a desculpa do frio e fazer????

Depois vou fazer um post com a decoração, é sempre bom ter idéias para deixar a casa mais bonita. 

Beijinhos 

Você também pode gostar

1 Comentário

  • Responder Decoração de Almoço - Blog Por VC 19 de junho de 2017 de 10:18

    […] o almoço de aniversário do meu marido , que fizemos uma feijoada (post com a receita AQUI), arrumamos com o que tinha a ver com feijoada, algo simples e agradável, nada de sofisticação […]

  • Faça um comentário