Gastronomia

Molho Pesto

3 de março de 2017

O molho pesto é um clássico da culinária italiana, tradicionalmente feito com folhas de manjericão e queijo, faz muito sucesso aqui no Brasil.

Esta receita é originária de Gênova, na Ligúria, norte da Itália.

Pra mim é muito fácil fazer porque tenho vários pés na minha horta, então é resolver comer e pegar o manjericão fresquinho. Mas não se preocupe se você não tem uma hortinha, porque em qualquer supermercado, quitanda ou horta você achará.

Existem várias versões desse molho na internet, a minha eu fiz como a da Rita Lobo porque achei fácil, apenas alterei a quantidade de alho.

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de manjericão fresco
  • 1/2 xícara (chá) de nozes (ou pinoli)
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (100 g)
  • 2 dentes de alho eu coloquei um dente e ainda achei forte o sabor do alho
  • 1 1/2 xícara (chá) de azeite
  • sal a gosto

Pra quem não conhece, o pinoli é semelhante a uma amêndoa extraído de um pinheiro, muito utilizado na culinária italiana. No Brasil é muito caro, então ele pode ser substituído por nozes,  castanha do Pará ou de caju. Eu fiz com nozes porque era o que eu tinha quando resolvi fazer.

Modo de fazer:

Lave e seque bem as folhas de manjericão. Descasque os dentes de alho.

No processador de alimentos bata primeiro o azeite com as nozes, os dentes de alho e o queijo parmesão até triturar. Junte as folhas de manjericão e termine de bater para fazer o molho – quanto menos você bater as folhas de manjericão, mais verdinho fica o molho. Se preferir, bata o molho no mixer ou liquidificador. Eu fiz no mixer.

Olha que consistência bonita fica o molho

Tempere com o sal a gosto e utilize a seguir. Este molho é perfeito para comer com polenta, macarrão caseiro ou dar um toque no frango grelhado do dia-a-dia.

Eu fiz com massa, um talharim.

E claro que não podia faltar um vinho pra acompanhar, ahahahhaaha

OBS: para armazenar o molho pesto, transfira para um pote de vidro esterilizado com fechamento hermético. Mantenha na geladeira por até 15 dias ou no congelador por até 1 mês.

O principal: Este molho é servido FRIO!

Bora fazer??? Muito fácil né?

Bom apetite, 

Beijinhos 

 

Você também pode gostar

Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar

Faça um comentário