Gastronomia

Fideuà de Camarão

2 de dezembro de 2016

O Fideuá é uma das mais originais variantes da tradicional paella. A diferença é a massa pequena, que substitui o arroz no preparo. A receita, típica de Valência no leste espanhol, tem variações que podem ir peixes, lagostim, camarões e outros frutos do mar, mas a que eu aprendi e faço só vai camarão. Também pode ser usado outro macarrão tipo capellini , mas o “cabelinho de anjo” por ser bem fino e de rápido cozimento é mais fácil e mais rápido.

Aprendi a fazer em uma das oficinas de culinária que havia na Degusta, já faz um bom tempo, para ser exata em 25 de outubro de 2005. Quem ensinou foi a chef Sanny Braga do restaurante Navegantes de Piracicaba,  desde então faço em casa, acabou sendo um dos pratos prediletos da minha filha, que pede em todo seu aniversário  que eu faça.

Ele é muito fácil, rápido e delicioso. Faço na panela que se faz paella, porque ela vai ao forno.

Ingredientes:

500 gr. Macarrão cabelo de anjo, número “0”

Usei esta marca, mas faça com a de sua preferência

1 litro Caldo de peixe ou camarão ou legumes, que pode ser feito ou usar o industrializado (que foi o que fiz desta vez).

Fiz com este, mas se você fizer o caldo com a casca do camarão, cebola, salsão e cenoura, vai ficar mais saudável.

800 gr Camarões grandes sem casca pré cozidos

Usei 2 pacotinhos deste que compro no Empório Bom Peixe

Azeite de oliva

Azeite sem exagero…

Alho a gosto

Usei 3/4 do que está nesta vasilha, mas vc coloca a gosto

Vamos começar fazer:

Tempere o camarão com sal e se quiser pimenta do reino ( eu não coloquei)

Deixe ele reservado temperado com sal

Ligue o fogo com o azeite e assim que estiver quente coloque o macarrão, que você pode ir colocando os “ninhos” e amassando ou amassar tudo dentro do saquinho e colocar na panela ( que foi como fiz). Eles precisam estar quebrados.

Depois de dourado o macarrão acrescente o camarão reservado que estava temperado e cubra com o caldo.

Se usar camarão que não é pré cozido, cozinhe até ele ficar rosado , transparente no meio. Aqui eu deixei uns 2 minutos. O caldo não chega a cobrir completamente o camarão.

Após, colocar a panela no forno a 180 graus, e deixar até que o caldo seja consumido. Não é demorado, por isto fique atenta! 

Enquanto ele está no forno, pegue uma frigideira para dourar o alho e adicione salsinha. A salsinha deixa o prato mais gostoso e colorido.

Quando secar o caldo, retire do forno e adicione o azeite com o alho dourado e a salsinha.

Agora é servir e comer… hummmm 

Gostou??? Muito fácil né??? Em mais ou menos 30 minutos você prepara, fica delicioso e um prato muito elegante. Eu sirvo como prato único.

Beijinhos 

Você também pode gostar

Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar

Faça um comentário